São Paulo inaugura mais um parque linear, em Ermelino Matarazzo

No sábado, dia 28 de maio, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, acompanhado do subprefeito do bairro Ermelino Matarazzo, inaugurou o Parque Linear Francisco Menegolo, na bacia do córrego Mongaguá. O novo parque linear tem início na avenida São Miguel e se estende até a avenida Boturussu. O secretário disse que a implantação dos parques lineares tem como objetivo reintegrar os rios à vida da Cidade.

O parque faz parte do Programa Córrego Limpo, que prevê obras de construção de rede coletora de esgoto domiciliar, já concluída pela Sabesp, recuperação paisagística, com plantio de vegetação, criação de passeios, pistas de caminhada, áreas de recreação com mobiliário e brinquedos, quadra poliesportiva, pista de skate, ciclovia e construção de palco com camarins e salas para ensaio. A área total da intervenção das obras soma 2,5 quilômetros quadrados e beneficia 45.000 habitantes.

”O mundo clama por mais áreas verdes e a Prefeitura de São Paulo, atendendo a esse clamor, presenteia a comunidade de Ermelino Matarazzo com o Parque Linear Francisco Menegolo, que irá melhorar a qualidade de vida da população moradora no entorno. O parque será o ponto de encontro da população local”, disse o subprefeito.





Para que pudesse ser construído, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2009 a Subprefeitura Ermelino Matarazzo realizou a desocupação da área, retirando 65 famílias que moravam irregularmente no local em 29 barracos e 36 moradias de alvenaria.

Melhorias para a região

Com a construção da rede coletora de esgoto domiciliar, milhares de toneladas de dejetos deixarão de ser lançados no leito do córrego, possibilitando a despoluição de suas águas.

Centenas de árvores foram plantadas nas proximidades do córrego. A iniciativa amplia a área verde da região, diminui a temperatura, contribui para a redução das ilhas de calor e melhora a umidade relativa do ar, com repercussões positivas na saúde. A nova vegetação amplia também a área permeável, o que possibilita a infiltração das águas das chuvas e reduz o impacto das enchentes.

Além disso, a reurbanização da área central do bairro proporcionará novas opções de lazer, cultura e esporte para os moradores do entorno. Tudo isso vai valorizar a área, atraindo futuros investimentos e contribuindo para a melhora da situação econômica dos moradores.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário