Subprefeitura Ermelino Matarazzo realizou Palestra sobre Segurança no Trânsito

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a Subprefeitura do bairro Ermelino Matarazzo realizou no dia 17 de novembro mais uma palestra cujo tema foi a violência no trânsito, “Álcool e Direção não Combinam”.

As palestrantes convidadas, as psicólogas Sylmara Zanotto e Rosimeire Verillo Virger, alunas do Curso de Pós-graduação em Psicologia do Trânsito,da Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Liberdade, estavam acompanhadas pela Profª Regiane de Aquino, especialista em Segurança no Trânsito.

As palestrantes abordaram os principais fatores responsáveis pelos acidentes de trânsito, bem como os efeitos psicológicos que afetam diretamente o comportamento do condutor.

A palestra teve como público alvo,prioritariamente, os motoristas da Subprefeitura, mas foi possivel a participação de funcionários interessados no tema, “Álcool e Direção não Combinam”.

A Psicóloga Sylmara Zanotto apresentou números fornecidos pelo Ministério da Saúde que demonstram a importância de palestras como essa. Em 2010, no Brasil, foram registrados 40.610 mortes provocadas por acidentes de trânsito. Segundo o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre- DPVAT, os números são ainda mais assustadores, passando de 66.000 mortes. Esses números demonstram que o consumo de álcool e outras drogas, não combinam com direção.





As palestrantes informaram sobre a existência do projeto para inclusão de avaliação psicológica para motoristas infratores que se submetem ao Curso de Reciclagem, quando constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

O Supremo Tribunal Federal- STF em suas últimas decisões, considera que dirigir bêbado, mesmo sem causar acidente é crime. O Senado aprovou, no dia 9 de novembro, Projeto de Lei que eleva de 3 para até 12 anos de prisão a pena máxima para quem dirige embriagado. Caso a infração provoque morte, a pena duraria de 8 a 16 anos. Para virar lei, a proposta ainda tem que ser votada na Câmara Federal.

No final da palestra as psicólogas indicaram os locais para as pessoas que necessitam de tratamento e, os interessados poderão procurar o Departamento de Recursos Humanos da Subprefeitura para maiores informações.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário